Mil e uma formas de usar a Assinatura Autógrafa Digital®, FAD®

Leitura estimada 10 min

Atualmente, há um grande número de processos que requerem a assinatura de um documento para legalizar o fechamento de um acordo, e estes são realizados em praticamente todos os setores.

Por sua vez, a maneira como traduzimos nossa assinatura em um documento ou procedimento mudou consideravelmente graças à tecnologia. Hoje, contamos com múltiplas opções de assinatura de documentos, que vão desde a assinatura do autógrafo que fazemos em papel, até modalidades como Assinatura Autógrafa Digital® (ou digitalizado), digital, eletrônico ou assinatura eletrônica avançada. Cada uma delas permite que as pessoas expressem sua vontade de assumir um compromisso e fazer um acordo, porém, nem todas têm validade jurídica, nem capacidade para atribuir 100% a assinatura de um acordo à identidade de uma pessoa.

A Assinatura Autógrafa Digital® é o único método capaz de atribuir a assinatura de um documento à identidade de uma pessoa, graças a elementos tecnológicos como: vídeo da pessoa durante a assinatura, registo e biometria do traço, vídeo da pessoa que aceita o compromisso, bem como uma constância de conservação aprovada por terceiro que garanta a integridade do documento mediante assinatura. Esses elementos permitem que esse processo inovador tenha validade jurídica, atendendo às leis modelo para o comércio eletrônico da Comissão das Nações Unidas para o Direito do Comércio Internacional (UNCITRAL), especificamente com três princípios básicos para assinaturas digitais e eletrônicas, que são:

Atribuição: poder atribuir a assinatura de um documento a uma pessoa, ou seja, que só você pode assinar algo em seu nome (não seu contador, nem ninguém mais).

Integridade: garantia de que o documento não será alterado ao longo do tempo; É feito por meio de uma constância de conservação aprovada por terceiro autorizado.

Acessibilidade: todos os signatários têm acesso ao documento assinado a qualquer momento.

Como podemos verificar, a Assinatura Autógrafa Digital® é uma ferramenta que permite assinar contratos com plena validade jurídica, de qualquer parte do mundo, em poucos minutos. Isso é possível graças ao fato de se tratar de uma solução multiplataforma, que permite ao usuário fazer o login a partir de qualquer dispositivo móvel. Com o Assinatura Autógrafa Digital® não é necessário realizar procedimentos governamentais, nem possuir chaves de acesso, o signatário necessita apenas de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para poder assinar.

A tecnologia nos oferece uma ampla gama de possibilidades para fazer negócios com mais eficiência, economizando recursos e maximizando os lucros. É por isso que, a seguir, compartilhamos uma série de exemplos de uso da Assinatura Autógrafa Digital®. Não importa se você é um banco e deseja colocar um cartão de crédito, um médico que busca digitalizar o processo de emissão da receita, ou simplesmente uma pessoa física que precisa assinar um contrato para vender seu carro, a Assinatura Autógrafa Digital® permite a você realizar o processo com total segurança e validade legal, em apenas 5 minutos.

*No final deste artigo você encontrará um vídeo que mostra como funciona o processo de Assinatura Autógrafa Digital®, FAD®

 

CASOS DE USO DA ASSINATURA AUTÓGRAFA DIGITAL® - FAD®

Casos de uso 2

IMÓVEIS - COMPRA / VENDA DE IMÓVEIS: Assinatura para contratos de compra, venda ou aluguel de bens imóveis com videocassete, geolocalização e comprovante de conservação endossado por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos terão apenas que assinar o contrato em seu dispositivo móvel, e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.

 

Caso-de-uso-5AUTOMOBILÍSTICO - COMPRA / VENDA DE AUTOMÓVEIS: Celebração de contratos de compra, venda ou locação de automóveis, seja diretamente com agência, seja entre pessoas físicas. O processo tem assinatura de vídeo, geolocalização e comprovante de conservação com o aval de terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos terão apenas que assinar o contrato em seu dispositivo móvel, e receberão uma cópia do documento

Casos de uso 1BANCOS - CARTÃO DE CRÉDITO: Assinatura digital para contratação de cartões de crédito com vídeo-assinatura, vídeo de aceitação do contrato, geolocalização e comprovante de conservação endossado por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos deverão assinar a partir de seu dispositivo móvel e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.

Caso-de-uso-6EMPRESAS - ASSINATURA DE REGISTRO DE FORNECEDORES: Assinatura de contratos de cadastro de fornecedores com vídeo-assinatura, vídeo de aceitação do contrato, geolocalização e prova de conservação endossada por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos terão apenas que assinar o contrato em seu dispositivo móvel, e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.

Caso-de-uso-8EMPRESAS - ASSINATURA DE CONTRATOS DE TRABALHO: Assinatura de contratos de registro ou rescisão de contrato de trabalho, férias, sigilo, entre muitos outros. O processo conta com vídeo-assinatura, vídeo de aceitação do contrato, geolocalização e comprovante de conservação endossado por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos terão apenas que assinar o contrato em seu dispositivo móvel, e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.

Caso-de-uso-4EMPRESAS - ASSINATURA DE CONTRATOS COM CLIENTES: Assinatura de contratos de compra / venda, andamento do projeto, sigilo, entre muitos outros. O processo conta com vídeo-assinatura, vídeo de aceitação do contrato, geolocalização e comprovante de conservação endossado por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos terão apenas que assinar o contrato em seu dispositivo móvel, e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.

Caso-de-uso-9

EMPRESAS - CESSÃO DE CONTRATOS COM CLIENTES: Cessão de contratos de compra / venda, andamento do projeto, sigilo, entre muitos outros. Ou processe com video-assinatura, video de óleo do contrato, geolocalização e prova de conservação endossada por terceiros autorizados pelas autoridades. Você só estará envolvido na assinatura do contrato em seu dispositivo móvel e no recebimento de uma cópia do documento atribuído ao final do processo.

Caso-de-uso-7BANCOS - CRÉDITOS AO CONSUMIDOR: Assinatura digital para colocação de crédito ao consumo com vídeo-assinatura, vídeo de aceitação do contrato, geolocalização e prova de conservação visada por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos deverão assinar a partir de seu dispositivo móvel e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.

Casos de uso 3BANCOS - CARTÃO DE CRÉDITO: Assinatura digital para contratação de cartões de crédito com vídeo-assinatura, vídeo de aceitação do contrato, geolocalização e comprovante de conservação endossado por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos deverão assinar a partir de seu dispositivo móvel e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.

Caso-de-uso-13SAÚDE - PRESCRIÇÕES MÉDICAS: Assinatura digital do médico, para envio à distância de prescrições certificadas, com vídeo-assinatura, vídeo de aceitação do convênio, geolocalização e comprovante de conservação endossado por terceiro autorizado pelas autoridades. Os envolvidos deverão assinar a partir de seu dispositivo móvel e receberão uma cópia do documento assinado ao final do processo.


Estes são apenas alguns dos casos de uso do Assinatura Autógrafa Digital®, FAD®. Em breve estaremos enviando mais cases neste post. Caso necessite de orientação especializada, entre em contato conosco enviando um e-mail para aorellana@na-at.com.mx ou envie-nos uma mensagem via WhatsApp.

 

Entre em contato conosco agora

Saiba como funciona o Assinatura Autógrafa Digital®, FAD®